segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Aprendendo


"A denotação é justamente o resultado da união existente entre o significante e o significado, ou entre o plano da expressão e o plano do conteúdo. A conotação resulta do acréscimo de outros significados paralelos ao significado de base da palavra, isto é, um outro plano de conteúdo pode ser combinado ao plano da expressão. Este outro plano de conteúdo reveste-se de impressões, valores afetivos e sociais, negativos ou positivos, reações psíquicas que um signo evoca.
Portanto, o sentido conotativo difere de uma cultura para outra, de uma classe social para outra, de uma época a outra. Por exemplo, as palavras senhora, esposa, mulher denotam praticamente a mesma coisa, mas têm conteúdos conotativos diversos, principalmente se pensarmos no prestígio que cada uma delas evoca."

*

Cabe a qualquer jornalista saber divulgar as notícias de forma objetiva e direta. Cabe a mim aprender a escrever no sentido denotativo. Sem dramas, Senhora esposa das palavras, mulher do jogo de letras, que junta e mistura alma em metáfora, o peito por escrito. Tudo por vontade de ver meu mundo construído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário