segunda-feira, 9 de maio de 2011

Amor?

Para vestir a camisa e vender o peixe, e, de quebra, informar a quem se interessa sobre a programação cultural de Salvador, aí está o site do programa da TVE, o Soterópolis.

http://www.irdeb.ba.gov.br/soteropolis/

E já que estou recomendando a mercadoria, aí vai uma amostra do produto.

"Numa mistura entre documentário e ficção, Amor?, novo longa-metragem dirigido por João Jardim, aborda as relações amorosas que envolvem violência – seja ela moral ou física.




Entremeado por cenas poéticas de um mergulho no mar, um banho despretensioso, corpos que se procuram e se tocam, o filme traz relatos verdadeiros e surpreendentes de quem já viveu relacionamentos em que a violência era parte de um cotidiano muitas vezes doentio e outras vezes foi a pedra de toque para o despertar de uma nova fase.

No entanto, devido à delicadeza do tema, em vez de revalar as identidades de seus entrevistados, Amor? traz atores e atrizes interpretam esses depoimentos. “São relatos muitos sinceros de pessoas que viveram situações que envolvem ciúmes, culpa, paixão e poder. Até pensei em mostrar os verdadeiros personagens na tela, mas, além da privacidade de cada um, havia a privacidade do parceiro de quem falavam”, conta Jardim.

A fase de pesquisas, realizada em centros, organizações e delegacias, consumiu um ano de trabalho. Foram gravadas 50 entrevistas. Destas, oito foram selecionadas para serem interpretadas.

Amor?, em tão pouco tempo, já arrebatou o troféu de melhor filme, conferido pelo júri popular no Festival de Brasília em novembro do ano passado.






Pra quem não conhece o diretor, João Jardim foi codiretor do documentário Lixo Extraordinário (2010), que recebeu Prêmio Especial do júri e melhor documentário no Festival de Paulínia de 2010, Prêmio Festival de Berlim e no Sundance Film Festival. Além disso, dirigiu Janela da Alma (2002) – codirigido com o fotógrafo Walter Carvalho e Pro Dia Nascer Feliz (2005)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário